'III Congresso Internacional Karl Marx' é dedicado em Lisboa ao centenário da Revolução Russa

                                                                       
Dias 2, 3 e 4 de Novembro, a FCSH-UNL acolhe o III Congresso Internacional Karl Marx, com o tema "100 Anos da Revolução de Outubro".O III Congresso Internacional Karl Marx, organizado pelo o Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC), com o apoio da CULTRA - Cooperativa Culturas do Trabalho e Socialismo(link is external), entre outros, integra-se na evocação do Centenário da Revolução de Outubro, decorrendo sob o tema "100 Anos da Revolução de Outubro".

Ver programa completo.

“A Revolução de Outubro de 1917 foi um dos acontecimentos históricos mais relevantes da época contemporânea. A sua importância pode ser compreendida, por um lado, na sequência de outras revoluções – desde logo, a Revolução Francesa de 1789 – e da emergência do movimento operário no século XIX. Por outro, 1917 foi também um momento inaugural do século XX, antecedendo eventos como a Revolução Chinesa ou a viragem pós-colonial”, lê-se na apresentação do congresso.

O evento, com entrada livre, terá lugar em Lisboa, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Lisboa (FCSH-UNL), nos próximos dias 2, 3 e 4 de Novembro.

Estes são os conferencistas convidados: Alberto Toscano (Goldsmiths College, University of London) e Yuri Slezkine (University of California - Berkeley).

Os temas a ser debatidos são múltiplos e variados, desde o lugar da ciência, do cinema ou do trabalho na União Soviética, as crises, as revoluções e as contra-revoluções, aos ecos e implicações da Revolução Russa na América-Latina e nos caminhos da luta feminista.

Para mais informações sobre a comissão científica e organização, ver aqui(link is external).
Sobre outras iniciativas de Evocação do Centenário da Revolução de Outubro, basta consultar o site 1917.pt(link is external).

(Com o Diário Liberdade)

Comentários