Após 10 horas de marcha, MTST e Estado abrem negociação sobre a ocupação em SBC

                                                                             

ABCDMaior

Uma comissão com nove militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) foi recebida terça-feira (31) pelo secretário-chefe da Casa Civil, Samuel Moreira, e pelo Secretário da Habitação, Rodrigo Garcia, no Palácio dos Bandeirantes, no bairro do Morumbi, em São Paulo.

O encontro ocorreu após a chegada de cerca de 20 mil pessoas da ocupação ao Palácio dos Bandeirantes. Eles caminharam cerca de 24 km, de São Bernardo do Campo até a sede do governo, para reivindicar a adoção de uma política habitacional por parte do Estado.

A reunião entre líderes do MTST e secretários de Geraldo Alckmin durou cerca de três horas e, ao fim, o líder do movimento Guilherme Boulos disse, em assembleia, que houve avanço no diálogo com o governo do Estado de São Paulo e foi aberto um processo de negociação.

Como resultado positivo da reunião foi iniciado o cadastramento de todas as famílias da ocupação na Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a discussão de outras alternativas habitacionais. Além disso, o governo do Estado se comprometeu a realizar um levantamento para conhecer a realidade e demanda das famílias do local.

Uma nova reunião deve ocorrer entre MTST e os governos estadual e federal dia 10 de novembro. Na ocasião, serão analisadas as resoluções tiradas nesta terça-feira (31).

O diálogo foi amplamente celebrado por militantes, principalmente, porque o prefeito de São Bernardo do Campo se mostra, segundo Boulos, “irresponsável, inconsequente e apostando no conflito”.

A marcha reuniu homens, mulheres, crianças e idosos. No fim da noite, os sem-teto voltaram para suas ocupações.

 (Com o MTST)  

Comentários