Violência mortal eutra sem impasse sobre a Mesquita em Jerusalém


                                                                        Ammar Awad / Reuters/Reprodução

JERUSALÉM -Seis pessoas foram mortas na sexta-feira em um surto de violência que entrou em erupção sobre a colocação de detetores de metais de Israel nas entradas do sagrado complexo da Mesquita Aqsa em Jerusalém e se espalhou para a Cisjordânia.

Três israelenses foram mortos no que parecia ser um ataque terrorista em um assentamento da Cisjordânia, horas depois que três palestinos foram mortos em confrontos com as forças de segurança israelenses.

De acordo com as autoridades israelenses, um palestino entrou em uma casa no assentamento de Halamish na noite de sexta-feira, esfaqueou fatalmente três civis - dois homens e uma mulher - e feriu outra mulher, antes de ser baleado no local. Os nomes das vítimas israelitas não foram imediatamente divulgados.

Os três manifestantes palestinos foram mortos em choque em confrontos separados em Jerusalém e seus arredores. O Ministério da Saúde palestino identificou-os como Muhammad Mahmoud Sharaf, 17, do bairro principalmente palestino de Ras al-Amud, em Jerusalém Oriental; Muhammad Abu Ghanam, do bairro de At-Tur, no leste de Jerusalém, que está no Monte das Oliveiras; E Muhammad Lafi, 18, de Abu Dis, uma cidade palestina nos arredores da cidade.

A polícia israelense disse que os rebeldes jogaram pedras e barragens e desencadeiam fogos de artifício na direção das forças de segurança, colocando-se em risco.

Soldados israelenses dispararam gás lacrimogênio aos palestinos para dispersá-los depois da pregação de sexta-feira em uma rua que sobe da Cidade Velha de Jerusalém. 

O presidente Mahmoud Abbas, da Autoridade Palestiniana, que havia cortado uma viagem à China para lidar com a crise em espiral sobre os detectores de metais, anunciou na sexta-feira que estava congelando contatos com Israel em todos os níveis até cancelar as novas medidas em torno do local sagrado de Jerusalém .

Não foi imediatamente claro se a suspensão incluía a coordenação de segurança da Autoridade Palestiniana com Israel, um vestígio crucial da relação entre os dois lados. As conversações de paz estão em um impasse há anos.

As vítimas do ataque no assentamento eram membros de uma família que havia se reunido para uma refeição tradicional da noite de sabedoria. Um vizinho, um soldado em licença, ouviu os gritos da família por ajuda e atirou no assaltante através de uma janela, de acordo com relatos da mídia israelense.

As autoridades identificaram o atacante como Omar al-Abed, 19, de uma aldeia próxima no distrito de Ramallah. Ele publicou uma última mensagem no Facebook algumas horas antes do ataque.

"Eu sou um jovem que ainda não atingiu a idade de 20 anos, tenho muitos sonhos e ambições", escreveu ele. "Eu amei a vida - para tirar o sorriso no rosto das pessoas. Mas o que é a vida quando nossas mulheres e jovens são mortos injustamente e nosso Aqsa está enfrentando a profanação. "Ele disse que tinha uma faca afiada, implorava perdão de sua família e assinou com os emojis incluindo corações.

Os militares israelenses distribuíram uma imagem gráfica do local do ataque, mostrando um chão de cozinha inundado de sangue.

Outras imagens que circulavam em sites de notícias palestinas incluíam um vídeo que pretendia mostrar o corpo de um dos manifestantes mortos, envolto em uma folha sangrenta, passando pela parede de um hospital de Jerusalém Oriental para um rápido enterro, aparentemente por medo de que o cadáver fosse Apreendido pela polícia israelense.

Os confrontos surgiram quando milhares de muçulmanos palestinos rezavam na frente das barricadas da polícia nas ruas ao redor da Cidade Velha de Jerusalém, depois de um atraso tenso, de uma semana, sobre os detectores de metais e outras restrições.

Os detectores de metal foram introduzidos após um ataque de bronze na manhã do dia 14 de julho, quando três cidadãos árabes armados de Israel surgiram da Mesquita de Al Aqsa e mataram fatalmente dois policiais drusos israelenses que estavam guardando uma entrada para o complexo. Os assaltantes corriam para dentro do pátio e morreram após uma troca de fogo com outros oficiais, que os perseguiram.

Após o ataque, em um movimento raro, Israel fechou temporariamente o sítio sagrado contestado e volátil - que é reverenciado pelos judeus como o Monte do Templo e pelos muçulmanos como o Nobre Santuário - e esvaziou-o de todos os trabalhadores enquanto a polícia realizava pesquisas.

(Com o The New York Times)

Comentários