Robô-jornalista escreve 30 mil notícias por mês

                                                                     
O Google desenvolveu um robô-jornalista que projeta escrever 30 mil notícias por mês para veículos de mídia locais. A agência inglesa Press Association (PA) ganhou da empresa de mídia um auxílio no valor de 706 mil euros para operar o sistema nomeado como Reporters and Data and Robots (Radar).

A iniciativa é do Google DNI (Digital News Iniciative), um fundo criado pela multinacional para apoiar ideias inovadoras dos media na Europa. A empresa está investindo € 150 que milhões (£ 132 milhões) durante um período de três anos para “Estimular e apoiar a inovação no jornalismo digital em toda a indústria de notícias da Europa.”

Segundo Peter Clifton, editor-chefe da Press Association, os jornalistas continuarão envolvidos na procura de histórias mas usarão a inteligência artificial para obter mais conteúdos para as notícias.

“As competências humanas dos jornalistas continuarão a ser vitais neste processo, mas o Radar vai nos permitir aproveitar a inteligência artificial para aumentar o volume de notícias de âmbito local que seriam impossíveis de dar manualmente. É um passo em frente fantástico para a PA”, afirmou Peter Clifton.

A Google DNI acrescenta que os conjuntos de dados – a ser identificado e gravado por uma nova equipe de cinco jornalistas humanos – virá de departamentos governamentais e autoridades locais, que irão fornecer modelos detalhados, através de uma gama de tópicos, incluindo crime , saúde e emprego.

Peter Clifton acredita que o projeto irá beneficiar organizações respeitáveis de notícias, editores independentes e blogueiros locais.

(Com a ABI)

Comentários