SEIS ITENS DA DIETA DO MEDITERRÂNEO QUE PODEM ADIAR O AVANÇO DO ALZHEIMER

                                

A Dieta do Mediterrâneo é muito conhecida por ser bastante saudável para a saúde cardíaca. Agora, você sabia que ela também é bem indicada para prevenir e tratar o Alzheimer? Isso mesmo! Os itens dessa dieta contêm muitos alimentos repletos de antioxidantes e anti-inflamatórios, o que é excelente para o cérebro.

Os principais alimentos da Dieta do Mediterrâneo são as gorduras boas, frutas, vegetais, sementes e grãos integrais. Veja como seis desses alimentos podem agir especificamente para garatir mais saúde às pessoas com Alzheimer, e mais segurança àqueles que querem prevenir a doença:

1 – Azeite de oliva

O azeite é uma das bases da Dieta Mediterrânea. Ele é fonte de vitamina E, que tem ação antioxidante, atuando na reconstrução das fibras nervosas. Além disso, tem uma substância chamada hidroxitirosol, que impede a degeneração dos neurônios, retardando o envelhecimento cerebral.

2 – Nozes

Além de muito saborosas, as nozes são uma fonte incrível de proteínas. E tem muito mais! Elas têm ômega 3, selênio e polifenóides, poderosos anti-inflamatórios.

3 – Amêndoas

Outra semente bem importante é a amêndoa. Ela é uma rica fonte de aminoácidos, selênio e vitamina E. Sabe o que isso significa? Que ela é excelente na manutenção da memória e do desempenho cognitivo!

reduzir avanço do alzheimer

4 – Tomate                   

O tomate é um vegetal bastante consumido… Aposto que você nem imaginava o quanto ele é benéfico para o cérebro! Isso porque ele tem grande concentração de uma substância chamada licopeno, um super antioxidante. Uma boa dica para usá-lo na alimentação de pessoas com Alzheimer é sempre oferecê-lo aquecido, o que aumenta sua biodisponibilidade.

5 – Grãos integrais

Você já deve saber que os grãos integrais são uma rica fonte de fibras, ajudando a manter um bom trânsito intestinal, não é mesmo? Agora, o que isso poderia ter a ver com o Alzheimer? Muita coisa! Acontece que enquanto eles ajudam na saúde intestinal, acabam mantendo também o cérebro bem irrigado, mantendo a sua mente em dia. Ah! Eles e tem um bônus: eles também atuam na saúde do coração!

6 – Espinafre

O espinafre é fonte de 2 minerais importantíssimos para o bom funcionamento do nosso organismo: o potássio e o magnésio. E o principal: ele contém luteína, que é um forte antioxidante, capaz de ajudar na prevenção de obstrução arterial.

Pronto! Agora você já sabe quais itens colocar na sua alimentação para se prevenir do Alzheimer e quais deve oferecer à pessoa que você cuida. Tem muito mais explicações sobre esses alimentos na palestra “Alimentação e Alzheimer, da teoria à prática”, de Joana Kamil. Acesse agora na plataforma de ensino do Alzheimer360 e aprenda a fazer receitas práticas e saborosas para pessoas com Alzheimer!

- See more at: http://alzheimer360.com/itens-dieta-mediterraneo-podem-adiar-avanco-alzheimer/#sthash.CFuFbDUG.dpuf

(Com Alzheimer 360)

Comentários