Morre um dos melhores James Bond

                                                       

                  O ator  Roger Moore morre

A estrela de longa data de James Bond morreu aos 89 anos na Suíça depois de uma curta batalha contra o câncer.

Roger Moore, a estrela de cinema de maior prestígio para interpretar o icônico espião britânico James Bond, morreu na Suíça aos 89 anos após um breve ataque com câncer.

"Com o coração mais forte, temos de compartilhar a terrível notícia de que nosso pai, Sir Roger Moore, morreu hoje, estamos todos devastados", disse uma mensagem de sua família na conta oficial do ator, na terça-feira.

"Sabemos que o nosso próprio amor e admiração serão ampliados muitas vezes por todo o mundo, por pessoas que o conheceram por seus filmes, seus programas de televisão e seu trabalho apaixonado pela UNICEF, que ele considerou ser sua maior conquista", uma declaração disse. 

Nascido em Londres, Moore, único filho de um policial, estudou pintura antes de se matricular na Academia Real de Arte Dramática.

Jogou alguns papéis pequenos no teatro e nos filmes antes de seu dever obrigatório do exército, a seguir moveu-se para Hollywood nos 1950s.

Em 1954, ele apareceu com Elizabeth Taylor em The Last Time I Saw Paris e com Eleanor Parker em Interrupted Melody no ano seguinte.

Três anos mais tarde, ele fez seu primeiro filme de Bond Live and Let Die.

Ele faria mais seis: O homem com a arma dourada, 'O espião que me amou, Octopussy, Moonraker, para seus olhos somente e uma vista a uma matança sobre os 12 anos seguintes.

E enquanto o Bond dos romances Ian Fleming que os filmes foram baseados em foi geralmente descrito como sendo em sua 30s, Moore iria ficar com o papel até que ele tinha 57 anos.

Ele continuou a trabalhar regularmente em filmes depois de entregar Bond a Timothy Dalton, mas nunca com o mesmo sucesso. Seus filmes pós-Bond incluíam esforços tão esquecidos como The Quest com Jean-Claude Van Damme e Spice World com as Spice Girls.

Papel do UNICEF

Em 1991, Moore se tornou um embaixador da benevolência para UNICEF, tendo sido introduzido ao papel pela actriz atrasada Audrey Hepburn. Como Hepburn tinha, ele jogou muita da sua energia para a tarefa.

"Senti-me pequeno, insignificante e bastante envergonhado por ter viajado tanto fazendo filmes e ignorado o que estava acontecendo ao meu redor", disse ele ao descrever como o trabalho o afetou.

Moore recebeu o Dag Hammarskjold Inspiration Award por seu trabalho com a UNICEF e foi nomeado comandante da Ordem Nacional de Artes e Letras da França em 2008, um prêmio que ele disse valia "mais do que um Oscar".

Nesse mesmo ano, ele publicou uma autobiografia, "My Word Is My Bond", que inclui detalhes sobre seu trabalho nos filmes Bond, sua amizade com Hepburn, seus encontros com Cary Grant, Frank Sinatra, Elizabeth Taylor e outras estrelas. 

(Com a Al Jazeera)

Comentários